quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Lugares que os livros me levam






Para entender as casas brasileiras, casas de cidades como São Luís-MA, Salvador-BA, Diamantina-MG, é preciso conhecer, antes de tudo, a casa lusitana. Depois de ler o texto "A casa de moradia no Brasil Antigo", de José Wasth Rodrigues*, comprei passagem de avião pelo Google Earth e "conheci" a região portuguesa do Faro...

" As casas das cidades pombalinas como as da Rua Augusta em Lisboa, ou, em lugares extremos como Bragança e Faro, com seus peculiares atavios, antes de ser regionais, são casas inconfudivelmente portuguesas. Esta unidade de forma e persistência de princípios, Portugal no-la soube transmitir e manter todas em todas as latitudes..."
"(...) Seja rural, solarenga ou urbana, a casa apresenta-se sempre como brotando do chão ou intimamente integrada ao bloco que a envolve. Tem às vezes, ligeuras marcas que, como sinais de identidade ou cifras, nos dizem algo do seu passado." (p.287)

*Livro Arquitetura Civil I, textos escolhidos da Revista do IPHAN (1975)
Fotos by Timma (http://www.panoramio.com/user/1265144?with_photo_id=17472874)

Um comentário:

  1. amiga, tinha escrito um comentario aqui, mas parece que não foi enviado.

    é que essas fotos me trouxeram uma ligeUra saudade ao coração!

    e queria te convidar pra ir pra la comigo no segundo semestre!

    beijos

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil